Nosso vale teve muitas perdas nestes últimos dias. Algumas inestimáveis... outras que ainda podemos evitar. A primeira dica é agir: você está tentando recuperar algo perdido, então não tenha medo de mexer, abrir e forçar.

Por isso, nós do curso de engenharia elétrica, organizamos algumas dicas importantes nessa hora de recuperação. Muitos eletrônicos e eletrodomésticos que pegaram água ainda podem ser salvos! Seguem dicas gerais, para qualquer equipamento:

1. NÃO ligue na tomada. Se não estiver danificado mas tiver terra por dentro, pode ser prejudicado pela inserção de corrente elétrica. Se o equipamento tem bateria ou estava ligado durante o contato com a água, pode ser que não tenha conserto.


2. Abrir para limpeza, com cuidado, usando ferramentas adequadas. Vá tirando fotos do equipamento para saber como montar ele depois. Use potes para deixar os parafusos e peças organizados. Os parafusos da maioria dos equipamentos são do tipo fenda ou Philips. Se tiver algo mais complexo que isso, verifique com algum contato especializado.

3. Limpar com água corrente. Pode-se esfregar com escovas de dentes, mas com cuidado. Lava-jato pode ser usado para equipamentos mais robustos, como eletrodomésticos. Neste caso, limpa-contato e álcool isopropílico ajudam na limpeza e secagem, e a finalização pode ser feita com um óleo especial em spray, wd-40, para evitar oxidação futura.

4. Esperar secar muito bem! Se o sol não ajudar, utilizar secador de cabelo, ou sopradores. Para placas eletrônicas, até fornos elétricos podem ser usados como estufa, a uma temperatura baixa. É importante que não fique nem um pingo de água dentro do equipamento.

5. Tendo a certeza de que está seco, fechar o equipamento e, com muito cuidado, tentar ligar. Alguns equipamentos, como máquinas de lavar e secar, tem rotinas de teste, que podem ser verificadas via fabricante. Se não ligar de primeira, desligue rapidamente e direcione para assistência técnica especializada.

Instruções para equipamentos específicos

Alguns equipamentos essenciais são muito fáceis de limpar. Por isso, se indica que a limpeza comece por eles.

● Geladeiras: se pegou água somente no motor, ela pode ser limpa por fora e usada normalmente, pois o motor é selado. O Relé térmico (em vermelho na imagem), deve ser limpo. Se a placa eletrônica foi atingida, se aplicam as instruções gerais.

● Máquinas de lavar: o motor delas não é selado e deve ser limpo também, de preferência com lava a jato. Abrir tudo é muito importante, pois o lodo se aloja em cantos e dentro de tambores. O tambor interno deve ser removido, assim como a resistência das máquinas lava-e-seca, como a da imagem da esquerda.

● Tomadas e Disjuntores: devem ser abertos e limpos. Os disjuntores conectados com a rede externa, só devem ser acessados se não estiverem energizados!

● Fornos elétricos: tem parte eletrônica muito simples. A abertura e a limpeza serão mais rápidas.

● Micro-ondas: entra água e lodo na porta. Pode ser 100% desmontado, mas com cuidado, pois há muitas partes pequenas.

● Monitores de computador: via de regra ficam manchados depois de uma limpeza. Então considere limpar outros equipamentos primeiro.

● TVs: são de limpeza complexa, mas são recuperáveis por completo. Se pegou água mas pouco lodo e não for possível abrir para limpar, somente deixe escorrer a umidade e secar por alguns dias, ou semanas, e tente ligar novamente.

● Computadores e Notebooks: como as TVs, são mais complexos. Devem ser completamente desmontados para a limpeza.

● Inversores solares: devem ser desligados via chave geral, pois com sol começam ligar. Limpeza se dá como os outros eletrônicos.

IMPORTANTE: quanto mais rápida for a ação, maiores as chances de recuperação!

Toda matéria foi desenvolvida pela Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES.